A relação entre Inteligência Emocional e Liderança


Quais são as qualidades de alguém com um QE (quociente emocional) elevado?



Inteligência emocional é a capacidade para compreender e gerir, não só as próprias emoções, como também as emoções das pessoas à nossa volta. As pessoas com um EQ elevado sabem exactamente o que sentem, o que significa e como essas emoções podem afectar os outros.

Para os líderes, ter uma inteligência emocional é uma porta para o sucesso.
Um líder que sabe e consegue se controlar em situações de grande pressão tem mais probabilidade de ser bem sucedido do que aquele que apenas “grita” com a sua equipa.

De acordo com o psicólogo Daniel Goleman, existem 5 elementos na inteligência emocional:
1. Auto-consciência: saber o que sentimos, e como as nossas emoções e, consequentemente, as nossas acções podem afectar as pessoas é uma boa característica para um líder. Significa ter uma ideia clara acerca das nossas forças e fraquezas.

2. Auto-regulação: tem a ver com o controlo. Os líderes que conseguem se auto-controlar raramente atacam verbalmente e emocionalmente a sua equipa, tomam decisões precipitadas, criam problemas com os membros da equipa ou comprometem os seus valores. Significa ser flexível e ter responsabilidade pessoal.

3. Motivação: os líderes que estão motivados, trabalham consistentemente em direcção aos seus objectivos e têm padrões de qualidade de trabalho elevados. Podem também projectar a sua motivação para os membros da equipa.

4. Empatia: ter empatia é um aspecto crítico para um líder, uma vez que assim têm a capacidade de se pôr na situação do outro, o que ajuda o desenvolvimento da equipa (dá feedback construtivo, ouve e dá conselhos àqueles que precisam).

5. Competências sociais: pessoas com um EQ alto tendem a ter capacidades de comunicação óptimas. Estão disponíveis para ouvir, para suportar e desenvolver o entusiasmo na equipa. Gerem e resolvem conflitos de forma eficaz e diplomática.


Quais destas 5 características temos?
Quais destas características posso desenvolver?
Que outras características da inteligência emocional constituem um líder?