sexta-feira, 9 de março de 2012

Apostar na retenção


Por vezes desperdiçamos tanto dinheiro e criatividade em medidas para recrutar pessoas, mas depois oferecemos uma experiência tão pobre que levam as pessoas a irem embora.

Não faria sentido gastar essa mesma quantidade de dinheiro e de criatividade para fornecer a experiência de trabalho que se prometeu?
Não faria sentido criar uma experiência de trabalho que faria os funcionários não só mais felizes por ficarem na organização, como também “promoverem” os seus trabalhos aos seus amigos talentosos: “Este é um sítio espectacular para trabalhar. Quando houver uma vaga, eu informo-te”?
Que quantidade de dinheiro poderia poupar em custos de recrutamento se criasse uma experiência de trabalho que tornasse os seus funcionários num género de método de recrutamento voluntário?

Se estas perguntas fizerem sentido, o que poderemos fazer?
Examinar com os administradores:
- Se fornecemos realmente a experiência de trabalho que a campanha de recrutamento prometeu.
- Se realmente sabemos que tipo de experiência de trabalho fornecemos.
- Se realmente percebemos os componentes chave de uma experiência de trabalho inspiradora e que gera compromisso … e sabemos como os fornecer.
- Se os administradores sabem gerir de forma a inspirar lealdade, paixão e orgulho.
- Quanto é que investimos em dizer ao mundo que somos um sítio espectacular para trabalhar e investimos em ser realmente um sítio destes para trabalhar.
- Se fazemos realmente as coisas que se fazem num sítio formidável para trabalhar faz: apreciação, trabalho interessante, a oportunidade para fazer a diferença, oportunidades de novas competências, balancear vida com trabalho, bons administradores, formação, boa localização, salários, promoções e aumentos.

Examinar com os funcionários:
- Se recomendam a nossa organização, porquê e porque não (não fazer apenas um questionário, mas sim entrevistas ou focus group).

Em suma, perceber:
- Quais são as práticas chave que criam uma experiência de trabalho inspiradora onde os funcionários se sentem respeitados e valorizados, e também têm os recursos, suporte e formação necessária para fazer um excelente trabalho.
- Quais são as necessidades humanas que conduzem a performance e o envolvimento dos funcionários, e como criar uma experiência de trabalho que satisfaça essas necessidades. Por exemplo: a necessidade de criar um significado ou propósito, a necessidade de aprender e crescer, …
- Como tornar mais consciente em relação aos momentos críticos de gestão que afectam o envolvimento e a moral dos funcionários:
   1) Dar feedback em relação à performance;
   2) Comunicar aos funcionários as mudanças que ocorrem na organização.
- Quais são as competências de comunicação que deixam as pessoas confortáveis para falar honesta e abertamente acerca de questões difíceis.

In "ERE.net"

Abordamos todas estas características no que diz respeito à retenção do funcionário?
Somos realmente um sítio formidável para trabalhar?
Conseguimos atrair mais candidatos com esta mensagem de sermos um sítio formidável para trabalhar?