sexta-feira, 9 de março de 2012

5 estratégias para maximizar a performance

Está focado nas suas pessoas? Nos seus funcionários?

Com base no trabalho de 2000 empresas para maximizar a performance das pessoas, o SuccessFactors recomenda as seguintes 5 estratégias que têm resultados superiores em condições económicas adversas:

1) Estabelecer metas/objectivos claros e alinhar o pessoal para executar a nova estratégia.
Encontrar formas para fortalecer a estratégia da organização de forma a responder melhor e rapidamente às oportunidades e às ameaças.
- Facilitar uma comunicação clara de metas e de visão.
- Fornecer responsabilidade e visibilidade em tempo-real acerca dos projectos.
- Tomar acções quando os indivíduos não cumprem os objectivos.
Todos os funcionários sabem aquilo que é esperado deles?
Os seus funcionários estão alinhados?

2) Cortar com precisão, se for necessário, mas não “rudemente”.
Até que ponto conhece bem o talento que tem na organização? Se forem necessários despedimentos, veja-os como uma oportunidade para optimizar o seu pessoal.
Qual é o custo de demitir o funcionário-A enquanto simultaneamente retém o funcionário-B? Qual é a mensagem que isto envia aos restantes funcionários?

3) Focar no talento e investir onde importa.
Identificar o talento que é necessário para uma nova direcção estratégica e investir enquanto outros estão a cortar. Perceber qual é o contributo dos top performers, identificá-los, desenvolvê-los e pagá-los – investimento.
Estou a optimizar o talento que tenho? Estou a desenvolvê-los? Sou claro acerca das expectativas? 
Sou claro acerca do nível de desempenho que eles devem estar? Estou a fornecer o feedback necessário?
Posso lançar um programa de recompensas melhorado para reter estes indivíduos críticos para o sucesso da organização?

4) Ser transparente.
Evitar rumores. Transparência leva à confiança e ao envolvimento do funcionário.
As pessoas têm de perceber o que estamos a fazer e o porquê.
Os funcionários sabem qual é o nosso plano e como é que este vai funcionar?
Como é que os funcionários contribuem para a execução da estratégia?
Como medimos o progresso?

5) Compensar estrategicamente: pagar apenas pela performance.
Não distribuir orçamento de forma igual por todos os funcionários ou de acordo com o título/posição na organização. É um aspecto chave para melhorar os níveis de desempenho dos funcionários.
Quais os funcionários que mais contribuem para o alcance das metas estratégicas? 
Estes funcionários estão a ser recompensados de acordo com o seu esforço e trabalho?
Os funcionários sabem exactamente o que fazer para poder ganhar (€) mais?

Alguns efeitos negativos que a sua organização pode experienciar devido às condições económicas actuais:
1) Mensagens confusas ou silêncio dos administradores acerca do curso da acção pode levar a:
- confiança desgastada na empresa;
- confusão acerca das expectativas e execuções;
- mais especulação e rumores.

2) Os top performers poderão ficar:
- menos produtivos;
- mais frustrados;
- mais dispostos a considerar oportunidades externas.

3) Os low performers são:
- menos prováveis de ir embora voluntariamente;
- mais prováveis de baixarem a moral.

4) Os resultados do negócio são menos desejados porque:
- equipa menos capaz e menos motivada:
- menos crescimento e lucros.

In "SuccessFactors Research"

Existe alguns destes problemas na nossa organização? Algumas destas 5 estratégias poderão ser úteis para a organização?
Até que ponto, nesta altura de instabilidade económica, estamos a dar atenção aos nossos funcionários?