Programas Wellness

Programas Wellness são construídos para ajudar os trabalhadores a evitar certas doenças ou a manter comportamentos saudáveis.

Têm como objectivo diminuir os custos de saúde, reduzir o absentismo e aumentar a produtividade.
Muitos empregadores implementam este tipo de programas para ter ganhos de produtividade, como reduzir erros, melhorar eficiência e tomada de decisão.

É importante referir que o exercício físico tem impacto no desempenho do trabalho. Por exemplo, a NASA descobriu que a produtividade dos trabalhadores que não faziam exercício decrescia até 50% no final das 2 horas de trabalho, enquanto que os trabalhadores que faziam exercício trabalham com eficiência durante todo o dia. Há uma diferença de 12,5% na produtividade entre estes dois grupos.

In "Wellness Programs"



Estudos comprovaram que os programas wellness para os trabalhadores têm um retorno positivo no investiment (ROI return-on-investment). Uma meta análise recente demonstrou que o retorno era de 1:5.81 ROI.

Jonhson & Johnson relatou gastar cerca de $4.5 milhões em cada programa wellness e estima que sem estes programas os custos seriam superiores a $13 milhões.


In "Proof Positive: An Analysis of the Cost-Effectiveness of Worksite Wellness, Sixth Edition, 2007"


Programas wellness não só trazem benefícios como aumentar ou manter comportamentos saudáveis, como também, na minha opinião (como jogger), são uma oportunidade para desenvolver as softskills.