domingo, 12 de fevereiro de 2012

Métodos de avaliação do desempenho

Métodos de avaliação do desempenho são formas que os RH utilizam para estabelecer padrões de desempenho e perceber o grau de desempenho dos funcionários.

1) Padrões absolutos
As pessoas são comparadas com um padrão pré-estabelecido.
a) Método do incidente crítico
Identificação e descrição de incidentes específicos em que os funcionários fizeram algo muito bem ou algo que necessita de melhorar durante o período de trabalho.
b) Checklist
Verificação de comportamentos específicos presentes numa lista pré-estabelecida que se aplicam ou não ao funcionário.
c) Escala de Classificação
Avalia factores qualitativos e quantitativos numa escala ao nível do conhecimento, cooperação, assiduidade, atitudes, iniciativa ou integridade. Pode ser avaliado num contínuo de 5 a 10 pontos.
d) Método da escolha forçada
É do género de uma checklist em que o avaliador tem de escolher entre 2 ou mais opções acerca do comportamento e do desempenho do funcionário.
e) Escala de classificação de comportamento
Avaliação do funcionário de acordo com itens pré-estabelecidos numa escala de 1 a 9 pontos.


2) Padrões relativos
Compara indivíduos com indivíduos.
a) Ranking por grupo
Avaliação dos indivíduos através de uma classificação de "top 20". Um grupo de pessoas são consideradas as melhores.
b) Ranking por indivíduo
Listar os indivíduos do melhor para o pior. Apenas um sujeito pode ser considerado o melhor.
c) Comparação emparelhada
Selecção de uma características ou critério relacionado com o trabalho. Comparação entre funcionários de acordo com esse critério.


3) Gestão por objectivos (MBO - management by objectives)
Avaliação de acordo com a forma que as pessoas atingem um conjunto de objectivos determinados críticos para o sucesso do seu trabalho.
    1º) Objectivos específicos: que podem ser medidos e avaliados.
    2º) Decidir objectivos com funcionário(s): escolher os objectivos em conjunto.
    3º) Período de tempo específico: quando é que a tarefa deve ser completada?
    4º) Feedback: permite a monitorização e correcção da performance.

In "Employee Evaluation" e "Fundamentals of Human Resource Management" e "Performance Appraisal Methods"

A avaliação de desempenho pode ter duas valências:
Atender a um problema hoje, pode prevenir o pior amanha!
ou
Quando sei que fiz bem hoje, posso fazer melhor amanha!